Ipatinga celebra o seu 59º aniversário com prestigiada festividade no Parque Ipanema

PUBLICIDADE

Chuva fina não intimidou o público, que compareceu em peso ao Parque Ipanema para cantar parabéns à cidade. Prefeito cita realizações históricas do governo – como a inauguração do bloco cirúrgico do Hospital Municipal – e projeta regularização de 30 mil imóveis para famílias de baixa renda por meio do REURB-S.

Com quase seis décadas de história marcadas por grandes contribuições ao desenvolvimento econômico e social do Estado, Ipatinga viveu no sábado, 29 de abril, o ponto alto da programação especial definida pela prefeitura para as comemorações de seu 59º aniversário de emancipação político-administrativa. Apesar da garoa fina que teimava em sugerir uma manhã preguiçosa para os moradores após a forte chuva que caiu durante a madrugada, milhares de pessoas se dirigiram ao Parque Ipanema para conferir as atrações, desfrutar de serviços gratuitos, cantar parabéns para a cidade e, também, poder degustar o bolo de 59 metros montado para a festa numa tenda junto à lagoa.

- PUBLICIDADE -
Usiminas
PMI VACINAÇÃO
Câmara Ipatinga
AAPI
Sesi – Senai
Unimed Vale do Aço
Giganet
Copasa

Em meio a apresentações culturais de estudantes da rede municipal, o prefeito Gustavo Nunes pontuou no galpão central do Parque, na abertura do roteiro festivo, uma série de realizações importantes promovidas por seu governo, além de saudar a população “por sua reconhecida vocação para o trabalho, o principal combustível do notório progresso alcançado pelo município, fazendo dele uma referência não só em Minas Gerais, mas em todo o país”.

“Hoje é um dia para agradecer, primeiramente a Deus, e também a todos que ajudaram a construir essa cidade. Quero fazer um agradecimento especial à nossa gente. E podem acreditar: ainda vamos crescer muito e gerar mais oportunidades para nossa população”, afirmou.

Recebido com grande euforia, um dos momentos mais aguardados da festividade foi a distribuição do tradicional bolo de aniversário, que foi acondicionado em potes para atender normas de higiene sanitária. Em pouco mais de meia hora, foram entregues cerca de 10 mil potes, totalizando mais de 1,4 tonelada, enquanto a banda da escola TOM executava o tradicional parabéns e outros números musicais.

Além disso, a programação incluiu Passeio Ciclístico da Família e Mutirão da Cidadania, com atividades recreativas, culturais e prestação de serviços pelo governo municipal, entidades e instituições parceiras.

Impressões sobre a festa

O secretário de Governo do município, Everton Campos, também parabenizou a população e destacou a importância da festa para reunir pessoas de todos os lugares em uma celebração única. “Integrar as famílias é sempre algo muito prazeroso e contagiante. Reunir tanta gente em um único local, desfrutando desse magnífico cartão postal de nossa cidade, nesse clima de alegria e descontração, é uma grande satisfação”.

Em rodas de conversa espalhadas por toda a área do Parque, moradores também expressavam seu amor e gratidão pela cidade, ressaltando as oportunidades que Ipatinga oferece e a felicidade de aqui viver.

Dona Maria da Penha Silva, 77 anos, ipatinguense de coração, mora na cidade há mais de 40 anos e não abre mão de festejar o aniversário de Ipatinga. “Adotei Ipatinga como cidade, casei e construí minha família aqui. Só tenho a agradecer”, afirmou.

De férias em Ipatinga, Ana Carolina Mariano, de 26 anos, moradora de Belo Horizonte, veio conhecer a cidade e participar das comemorações de 59 anos. “Estou maravilhada com a cidade. Adorei essa festa, muito linda e organizada. Se pudesse, viria morar aqui. Parabéns, Ipatinga!”, declarou a visitante.

A festa em comemoração aos 59 anos de Ipatinga se estende até este domingo (30), com a exposição nacional de carros antigos e ações gratuitas do Mutirão da Cidadania, além de atrações musicais, gastronômicas e culturais da Feirarte Especial. Às 17h, show dos Bolêros do Samba.

Regularização fundiária

Durante a solenidade de comemoração dos 59 anos de Ipatinga, o prefeito Gustavo Nunes realizou a entrega simbólica do primeiro documento de regularização fundiária do Programa REURB-S – Ipatinga Legal (que garante a legalização da propriedade de imóveis num processo inteiramente gratuito para pessoas com renda até cinco salários mínimos). Ele adiantou que até o final do mandato espera cumprir o objetivo histórico de beneficiar 30 mil moradores.

Regina Mendes, dona de um imóvel localizado no bairro Planalto, recebeu o primeiro título de Legitimação Fundiária. Ainda neste mês, serão entregues 40 novos títulos.

“É um sonho que se concretiza. Esperei mais de 20 anos para conseguir. Agora me sinto verdadeiramente realizada”, afirmou.

Presentes para a população

Para celebrar os 59 anos da cidade, o prefeito Gustavo Nunes inaugurou durante a semana diversas obras importantes para o município. Entre elas, destacam-se o bloco cirúrgico do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), a quadra poliesportiva e a pista de atletismo do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro.

O bloco cirúrgico “Iná Corrêa de Meireles” (homenagem à servidora do HMEM que morreu por Covid combatendo a pandemia), do Hospital Municipal Eliane Martins, conta com equipamentos modernos e uma estrutura de primeira grandeza. Com isso, a expectativa é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população de Ipatinga e região.

Já nas dependências do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, foi entregue a reforma da quadra poliesportiva e uma moderna pista de atletismo, com acabamento em saibro. Os novos espaços ampliam opções para expressão de talentos entre os ipatinguenses e são importantes áreas de revigoramento e valorização do complexo esportivo e cultural, que há alguns anos chegou a ser invadido por dependentes químicos e moradores em situação de rua, encontrando-se completamente depredado.

Outras realizações citadas pelo prefeito na festa de aniversário são as reformas em curso das Unidades Básicas de Saúde e escolas municipais; processos de implantação da Guarda Civil Municipal, reforma e ampliação do Hospital Municipal (além da instalação de um posto de coleta de sangue do Hemominas no local); expansões e modernizações das redes de energia elétrica; oferecimento do Castramóvel, com disponibilização de cirurgias, vacinação e microchipagem para cães e gatos; construção do NATEA – Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui