Ipatinga demonstra em escola no Limoeiro o rigor sanitário a ser cumprido na volta às aulas

PUBLICIDADE

Ipatinga está se preparando para executar com padrões de excelência as atividades presenciais na rede de ensino da cidade, colocando em prática antes, durante e após as aulas uma série de cuidados em relação à pandemia de covid-19 neste início do ano letivo de 2021. Na manhã desta sexta-feira (5), para exemplificar como serão as principais medidas de proteção à comunidade escolar, a Secretaria de Educação promoveu uma simulação na Escola Municipal João Reis de Souza, no bairro Limoeiro, com a participação de um grupo de 15 alunos.

- PUBLICIDADE -
Câmara Ipatinga
Sesi – Senai
AAPI
FSFX
PMI VACINAÇÃO
SVA
Usiminas
Giganet
Copasa
Unimed Vale do Aço

Na ocasião, os estudantes e uma série de outros envolvidos no processo educacional puderam exercitar o cumprimento dos protocolos sanitários que serão adotados como rotina para garantir maior segurança a todos durante a frequência aos educandários. 

O modelo é o mesmo que deverá ser adotado em todos estabelecimentos da rede municipal. Foram disponibilizados ‘dispensers’ de álcool em pontos estratégicos, cartazes com orientações sobre como proceder em tempos de pandemia e tapetes sanitizantes. Há, ainda, profissionais para recepcionar os alunos e orientá-los desde a chegada até a saída da escola. Assim como os estudantes, os professores devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Para a hora do lanche, foi montado um biombo de madeira e acrílico, a fim de proteger cada aluno de contaminações em contatos diretos. 

Logo após a simulação, foi concedida uma coletiva à imprensa na sala de reuniões da Prefeitura de Ipatinga, com a presença do prefeito Gustavo Nunes; dos secretários de Educação, Sérgio Mendes, e de Governo, Roberto Soares; do procurador adjunto do município, Breno Inácio, e da secretária adjunta de Saúde, Glennia Geane de Souza Louback. 

Depois de resumirem como foi planejada a volta às aulas, o chefe do Executivo e o secretário de Educação responderam uma bateria de perguntas dos repórteres, esclarecendo dúvidas. O prefeito destacou que “o diálogo, a tônica que rege a atual administração, seguirá presente também no assunto volta às aulas, com espaço para ponderações de toda a comunidade escolar e aperfeiçoamento constante do modelo adotado para garantir o melhor padrão de segurança e bem-estar à coletividade”. 

“Como já foi dito pelo nosso secretário de Educação, Sérgio Mendes, reforçamos que nossa política sempre será de portas abertas e o diálogo sempre prevalecerá”, reforçou o prefeito. “O que podemos dizer é que essa nova cultura adotada com relação à Educação e que será seguida em Ipatinga veio para ficar. Nosso objetivo é sempre avançar”, concluiu. 

Abertura do ano letivo

Com uma participação bastante significativa, aconteceu na tarde de quinta-feira (4) e na manhã desta sexta (5), a abertura do ano letivo da rede municipal de ensino de Ipatinga. Por meio da plataforma YouTube (www.youtube.com.br/educacaoipatinga), o evento on-line promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) consistiu em duas palestras com a mestre em Ciências Sociais, escritora, professora e pedagoga Dagmá Brandão, assistida por mais de 2.000 profissionais. O prefeito fez a abertura oficial, momento em que agradeceu a todos os profissionais da área e reafirmou que Educação é uma prioridade de seu governo.

A adesão foi considerada muito boa pelos organizadores. “Tivemos nesses dois dias um grande encontro com os professores da rede municipal e outros servidores da comunidade escolar. É um momento importante, que serviu para dar as boas-vindas aos nossos profissionais. As centenas de servidores que entraram em conexão sinalizam uma resposta positiva a todo esforço que tem sido empreendido pelo governo para atender a comunidade dentro dos melhores padrões, com compromisso e segurança. Estamos de portas abertas para construir um novo momento para a educação do município, e isso só é possível com diálogo e entendimento”, destacou o secretário de Educação, Sérgio Mendes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui