Ipatinga inicia neste sábado vacinação de crianças a partir de cinco anos

Aplicação de doses contra a Covid-19 será feita na Policlínica Municipal, de 9h às 15h. A partir de segunda-feira (31), atendimento é estendido às UBS’s.  

A Prefeitura de Ipatinga iniciará neste sábado (29), de 9h às 15h,na Policlínica,  a vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir de cinco anos, sem comorbidades. A imunização das crianças de 11 anos vem ocorrendo desde segunda-feira, 24 de janeiro, e a de nove e dez anos teve início nesta quinta-feira (27).

A partir da próxima segunda-feira (31), a vacinação passará a acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com agendamento, para crianças de 6 a 11 anos. Na Policlínica, ela será restrita a crianças com 5 anos e com comorbidades e acontecerá por livre demanda, de 8h às 15h, mas sujeita a mudanças caso o município receba mais doses do imunizante pediátrico da Pfizer nos próximos dias. A criança deve estar acompanhada de pais ou responsáveis, sendo exigido documento de identificação com foto ou certidão de nascimento e cartão de vacina.

O avanço da vacinação foi definido pela Secretaria de Saúde de Ipatinga conforme recomendações do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. 

Pfizer Pediátrica e Coronavac

A vacina aplicada na Policlínica continuará sendo a Pfizer Pediátrica. Nas UBS’s, será aplicada a Coronavac. Tal medida é necessária, uma vez que o imunizante para crianças do laboratório americano é diferente daqueles aplicados em adultos, conforme explica o secretário de Saúde de Ipatinga, Cléber de Faria. 

“A vacina Pediátrica da Pfizer é diferente do imunizante que já vem sendo aplicado. Por isso, seguindo a recomendação da Anvisa, seria necessário um local específico, onde somente ela fosse ministrada. Então, o local escolhido por nós foi a Policlínica, que está recebendo crianças de 11 anos desde o último dia 24 e, neste sábado, está preparada para atender crianças a partir de cinco anos. Nas Unidades Básicas de Saúde, será aplicada a Coronavac, que é a mesma aplicada no público adulto e que, portanto, pode ser oferecida em outras localidades sem conflito de recomendações”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui