Ipatinga oficializa a primeira representação da Câmara de Comércio de Israel no interior de MG

PUBLICIDADE

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (23), a visita de Sérgio Moreira, recém-nomeado diretor Regional da Câmara Minas Gerais-Israel de Comércio e Indústria (CMGI). Também participaram da agenda os secretários municipais Mateus Braga, da pasta de Governo, e Dijalma Pires, gestor da área de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

- PUBLICIDADE -
Giganet
Copasa
Usiminas
Sesi – Senai
Câmara Ipatinga
PMI VACINAÇÃO
Unimed Vale do Aço
AAPI

O encontro é fruto do acordo de cooperação técnica assinado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), e a entidade do país judeu, em agosto deste ano, quando estiveram em Ipatinga o presidente da Câmara, Paulo Jelihovschi, e outros diretores.

O objetivo da CMGI é criar pontes entre empresários e entidades mineiras e israelenses. “Nossa função é dialogar e facilitar a relação entre entes empresariais ou governamentais que queiram estreitar laços com Israel. Já estamos cumprindo uma de nossas metas, que é a interiorização de nossa Câmara. Agora estamos mais próximos a Ipatinga e cidades de todo o seu Colar Metropolitano para mostrar todas as oportunidades que Israel tem para oferecer nos campos de tecnologia, inovação, saúde, educação e segurança, sendo um dos principais players do mundo em todos esses quesitos, além de realizar eventos e missões que promovam o estreitamento dos vínculos entre a região e o país do Oriente Médio”, afirma Paulo Jelihovschi.

O prefeito recebeu a informação com grande entusiamo. O acontecimento é resultado de ações de sua gestão voltadas para o fomento e atração de investimentos nacionais e internacionais na cidade.

“Como diz o nosso slogan, Ipatinga é a Cidade do Futuro, e esse futuro já chegou. Esse fato é apenas o efeito de todo o nosso esforço em prol do desenvolvimento econômico que estamos efetuando no município desde o primeiro dia de governo, e essa parceria ofecerá suporte em ações nos setores de tecnologia, segurança, mobilidade urbana, saúde e educação, sendo que em alguns desses já deveremos apresentar trabalhos em andamento” diz Gustavo.

Origens judaicas

O diretor Regional da CMGI, Sérgio Moreira, atuará em Ipatinga e será o responsável em toda a região pela criação do elo entre Israel e os interessados, reportando à sede da CMGI em Belo Horizonte.

Sérgio tem entre seus ancestrais judeus sefarditas, que são originários da Espanha e emigraram para países como Marrocos, Grécia e Turquia, dali se espalhando por outros países. Mas esse não foi o único fator determinante para sua escolha. “Como já representei outra Câmara de Comércio na região, atuando na prospecção de interessados em negócios no mercado internacional, esses certamente foram aspectos levados em conta”, reflete Moreira.

Israel e comércio bilateral

Em 14 de maio de 1948, David Ben-Gurion declarou o estabelecimento de um “Estado Judeu e Democrático”, sendo Israel o único Estado de maioria judaica no mundo (82,7% em 2017, segundo o Escritório Central de Estatística do país).

A nação se destaca em tecnologia e segurança, sendo a número 1 do mundo em densidade de startups, perdendo apenas para o Vale do Silício dos EUA em números absolutos. A cidade de Tel-Aviv ocupa a segunda posição de melhor ecossistema de inovação global. Israel, que tem uma população de aproximadamente 8,6 milhões de pessoas, foi eleito o 5º país mais inovador do mundo em ranking recente da Bloomberg.

Modernidade

Entre outras, Israel foi responsável por invenções de impacto mundial como o aplicativo de trânsito Waze; o ICQ, um dos primeiros comunicadores instantâneos, lançado em 1996; o Viber, aplicativo de mensagens de voz semelhante ao WhatsApp e Telegram; o pendrive, lançado em 2000; o MobileEye, um dispositivo com câmera ligado ao sistema de direção do carro; os drones, cujas primeiras unidades foram construídas em 1973.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui