Mesmo mantendo os números de controle da Covid-19 positivamente estáveis e o processo de vacinação da população bastante avançado, a Prefeitura de Ipatinga por prudência e respeito optou em não realizar o desfile de 7 de Setembro em 2021. A parada cívica que tradicionalmente ocorre no Parque Ipanema, com participação dos mais diversos segmentos da sociedade e reunindo a cada ano milhares de pessoas, foi suspensa temporariamente.
Para não deixar a data passar em branco, a administração municipal promoveu na manhã desta terça-feira (7) um ato simbólico na praça dos Três Poderes, com hasteamento de bandeiras por autoridades, execução do Hino Nacional e presença de representantes das diversas entidades que sempre estiveram presentes no desfile do Parque Ipanema.
Simultaneamente, a mesma cerimônia de reverência à Pátria aconteceu em todas as escolas municipais, sendo que em cada um deles a participação foi restrita a 40 alunos, para evitar aglomerações.
Na praça dos Três Poderes, alunos da escola municipal de música Tenente Osvaldo Machado (TOM) abriram a cerimônia no início da manhã com a execução do Hino Nacional. Em seguida, para promover a integração entre as instituições governamentais, civis e as forças de segurança, uma pessoa de cada segmento desfilou diante das autoridades convidadas.
No palanque, o prefeito Gustavo Nunes cumprimentou todos que prestigiaram o ato e enfatizou a importância de incentivar as crianças e jovens ao respeito aos símbolos históricos da Nação. “A liberdade é preciosa, e não podemos perder de vista os nossos ideais, por uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais humana”, disse o chefe do Executivo.
“Queremos expressar não só o nosso amor pelo País, mas também a esta cidade, e que isto não seja só de palavras, mas em atitudes concretas e efetivas. Vamos cuidar do nosso País, do nosso Estado e da nossa Ipatinga de modo especial”, ressaltou.
7 de setembro
Em 7 de setembro de 1822 foi proclamada a Independência do Brasil pelo então imperador Dom Pedro, às margens do Rio Ipiranga. Com isso, o País deixou de ser colônia de Portugal e consolidou-se como nação independente.