Ipatinga zera fila do CadÚnico, beneficiando 42.752 famílias em vulnerabilidade social 

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Com ações intensivas, nos últimos dois anos o governo municipal atualizou cadastros de 29.030 famílias 

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Conforme anúncio feito pelo prefeito Gustavo Nunes em vídeo publicado em sua rede social nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Ipatinga viabilizou uma assistência importante para as famílias em vulnerabilidade social no município, zerando a fila para cadastro ou atualização de informações do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

O CadÚnico é o instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. 

“Solucionamos um problema que é vivenciado há tempos no município, como em diversas outras cidades do país. Contratamos uma empresa terceirizada para auxiliar esses cadastros, e hoje não existe mais nenhuma fila de espera para que as pessoas de baixa renda possam fazer e renovar seus cadastros no CadÚnico aqui em Ipatinga”, declarou o chefe do Executivo. 

Gustavo Nunes fez questão de salientar em sua mensagem aos ipatinguenses que o governo municipal tem cumprido o papel que lhe compete para que o benefício do governo federal chegue até o cidadão que se encontra em situação de vulnerabilidade social. 

“Se uma pessoa chegar hoje a algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, seja no Bethânia, Limoeiro, Canaã ou Bom Jardim, será atendida na hora, sem precisar agendar”, garantiu. 

Números

Em janeiro de 2021, quando a atual gestão iniciou o mandato, havia 31.267 famílias inscritas no CadÚnico. Após um trabalho intenso, incluindo a contratação de entrevistadores sociais, o número saltou para 42.752 famílias cadastradas no final de novembro último, ou seja, mais 11.485 famílias incorporadas ao Cadastro.

“Os números mostram um aumento de 36%. Os dados atuais refletem o empenho da equipe da Secretaria de Assistência Social de Ipatinga, que contou com apoio do prefeito para acabar de vez com a demanda reprimida. O cadastro, de fato, chegou até quem precisava”, destacou o secretário adjunto da pasta, Mauro Nunes. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), 29.030 famílias tiveram o cadastro atualizado nos últimos dois anos em Ipatinga, dado que também revela o impacto das ações desencadeadas pelo governo local. 

Benefícios

O Governo Federal utiliza os dados do Cadastro Único para conceder benefícios e serviços de programas sociais, como: Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Programa Bolsa Família (PBF), entre outros. 

Reforma da sede 

Nos próximos dias, o usuário que utiliza o serviço do CadÚnico de Ipatinga terá de volta uma sede totalmente reformada, na rua Edgard Boy Rossi, junto ao edifício oficial da Prefeitura. A obra já foi concluída e, durante esta semana, os equipamentos serão instalados no local, sendo deslocados da sede provisória que funcionou nos últimos meses na rua Januária. 

“A reforma traz mais conforto, comodidade e segurança, tanto para usuários quanto para os servidores. Antes da reforma, havia muitos transtornos e insegurança no período chuvoso”, lembrou o  gerente do Cadastro Único de Ipatinga, Thales Hassen. 

A previsão é de que os atendimentos sejam retomados a partir da terça-feira após o Natal, dia 26 de dezembro. 

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