Memória na terceira idade é tema de palestra da Unimed Vale do Aço

PUBLICIDADE

O envelhecimento provoca um declínio cognitivo natural que surge na meia idade e aumenta gradativamente. Essa diminuição da memória ocorrida durante a senescência atinge de forma contundente à vida dos idosos, seja em maior ou menor grau. Como forma de orientar sobre o tema, cerca de 70 idosos do Centro de Convivência VivaIdade, em Coronel Fabriciano, participaram de uma palestra sobre os aspectos relacionados a memória da terceira idade.

- PUBLICIDADE -
Sesi – Senai
Giganet
AAPI
Unimed Vale do Aço
PMI VACINAÇÃO
Câmara Ipatinga
Copasa
Usiminas

A palestra foi conduzida pela neurologista e médica cooperada, Dra. Luciene Baptista da Silva Rodrigues. “A perda de memória é um processo muito comum ao longo dos anos, principalmente com o avançar da idade. As causas são diversas, desde patologias até o processo natural de envelhecimento. Porém, assim como nosso corpo, nossa mente também precisa se manter ativa para estar saudável”, explicou.

A médica ainda deu orientações de como exercitar a memória. “Assim como exercícios físicos são fundamentais para garantir a saúde do corpo, treinar a memória é fundamental, principalmente para idosos, que são os que mais sofrem. Além do fator idade que dificulta o lembrar de coisas, doenças como o Alzheimer também impactam. Jogos de concentração, manter uma vida social ativa, praticar exercícios, por exemplo, são boas ações para a memória”, explicou.

Sobre o projeto

O Projeto Viva bem é uma iniciativa da Unimed, realizada desde 2006. Ele tem como objetivo ofertar aos idosos participantes informações sobre prevenção e cuidados, trazendo temas relacionados aos aspectos físicos e emocionais do público da terceira idade. Além de proporcionar momentos de integração e socialização, as palestras ensinam ao público hábitos de vida saudáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui