Oficinas Culturais – Mostra Cenas Curtas

Crédito Claudinei de Souza.
PUBLICIDADE

Estão abertas, até 04 de abril de 2021, as inscrições para o projeto Oficinas Culturais – Mostra Cenas Curtas realizada pelo diretor, ator e produtor, Claudinei de Souza, por meio do Edital 16/2020 – Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais no âmbito do Governo do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc. 

Trata-se de uma extensão do projeto Oficinas Culturais Trocas Coletivas, iniciativa de trocas de saberes artísticos que vem sendo realizada, desde 2001, em Ipatinga/MG. Além de possibilitar diversas apresentações de espetáculos na Região do Vale do Aço, proporcionou mais de 100 processos de formação, em diversas áreas, disponibilizando aproximadamente 3.000 vagas de forma gratuitas. Com a realização desta Mostra de Cenas Curtas busca fomentar a produção cultural e artística do interior de Minas Gerais, proporcionando a capacitação e intercâmbio entre artistas das artes cênicas e do renomado diretor Márcio Abreu. 

Crédito Claudinei de Souza.
- PUBLICIDADE -
Giganet
AAPI
Usiminas
Sesi – Senai

Quem pode se inscrever 

Podem  participar do projeto artistas  das artes cênicas, maiores de 18 anos, residentes na região do Vale do Aço/MG, conforme normas especificadas no edital e preenchimento da ficha de inscrição disponível na bio do instagram @oficinas_culturais_ipatinga e tambem no link:  linktr.ee/OficinasCulturais 

Serão selecionados  12 (doze) artistas, sendo 06 (seis) diretores/diretoras e 06

(seis) atores/atrizes, que serão remunerados com o prêmio de R$ 1.500,00 ( hum mil e quinhentos reais). Dos selecionados serão formados 06 duplas, compostas por um profissional de cada categoria, que serão orientadas pelo ator, diretor e dramaturgo convidado Márcio Abreu. A orientação será feita por meio de encontros virtuais e, a partir de seu processo de criação, as duplas devem montar uma cena curta, com duração de no mínimo 10 (dez) minutos e no máximo 20 (vinte) minutos. O trabalho produzido nesse processo deverá ser gravado, conforme especificado no regulamento, para compor a programação da mostra, que será exibida a partir de junho no canal do projeto no YouTube.  

Credito Divulgação

O diretor Márcio Abreu

O premiado dramaturgo, diretor e ator, natural do Rio de Janeiro, Márcio Abreu fundou a Companhia Brasileira de Teatro, sediada em Curitiba. Tem um trabalho focado na articulação e criação de novas escritas para a cena e na interseção entre os diversos campos da arte. Realiza ateliês e workshops de dramaturgia, encenação e processos criativos em diversos festivais e instituições. Faz trocas com artistas do Brasil e de outros países. 

Esteve em Ipatinga, 2019, ministrando a oficina Dramaturgia, Performance e Processos Criativos, dentro do projeto Oficinas Culturais. E, mais recentemente, dirigiu o processo artístico “Os Cegos”, uma composição sonora original do Grupo Teatral Boca de Cena de Ipatinga, que contou com a participação de 12 atores vindos de várias cidades do país, uma versão contemporânea do clássico de Michel Ghelderode, no qual assinou a direção, dramaturgia e adaptação.  

Abreu recebeu inúmeras indicações e prêmios por suas criações, tais como o Shell, Bravo, APCA, Questão de Crítica, APTR, Cesgranrio. Tem artigos publicados em revistas especializadas, tais como a Subtexto e a Questão de Crítica. Publicou recentemente pela Editora Cobogó suas peças Nômades, Maré e projeto brasil. Sua peça Vida foi publicada na Ensaiarevista de dramaturgia, performance e escritas múltiplas. Foi, ainda, traduzida e publicada na França, pela Maison Antoine Vitez numa antologia de autores contemporâneos da América Latina. Desde 2016 é curador, junto com Guilherme Weber, do Festival de Teatro de Curitiba. 

Serviço:

Oficinas Culturais – Mostra de Cenas Curtas

Inscrições até 04 de abril de 2021 

Edital e ficha de Inscrição disponível em:

Bio no instagram do @oficinas_culturais_ipatinga ou no link linktr.ee/OficinasCulturais

Informações: (31) 98883 3142 com Claudinei de Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui