Parlamentares visitam estrutura do Consurge, em Governador Valadares

PUBLICIDADE

Presidentes do Legislativo e da Comissão Permanente de Saúde conheceram os trabalhos da Central de Regulação do Consurge, que vai atuar em Ipatinga e região

- PUBLICIDADE -
Sesi – Senai
Câmara Ipatinga
Usiminas
AAPI
Unimed Vale do Aço
PMI VACINAÇÃO
Copasa
Giganet

Os vereadores Ley do Trânsito (PSD) e Avelino da Cruz (PP) fizeram uma visita técnica em Governador Valadares, nesta segunda-feira (13), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Leste de Minas (CONSURGE). Eles estavam acompanhados do secretário de saúde de Ipatinga, Cléber de Faria.

A visita teve como objetivo conhecer os trabalhos e o funcionamento do consórcio responsável pela gestão e operacionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na região leste do estado.

Ao visitarem as repartições do consórcio e conhecerem as equipes técnicas, os parlamentares tiraram dúvidas a respeito do serviço que será prestado na região do Vale do Aço. Eles foram à Central de Regulação de Urgência (CRU), além da base do SAMU, na sede do Corpo de Bombeiros.

Para o chefe do Legislativo ipatinguense, esse relacionamento com a direção executiva e os coordenadores do consórcio é imprescindível. “É nossa responsabilidade conhecer as instalações físicas e ver de perto como funciona, para sanar as dúvidas da população”, disse o vereador Ley do Trânsito, presidente da Câmara de Ipatinga.

Para o presidente da Comissão Municipal de Saúde da Câmara de Ipatinga, vereador Avelino da Cruz (Vevê), é de fundamental importância levar para a população informações sobre o serviço de saúde que será prestado em Ipatinga e região. “Representamos a saúde com muita responsabilidade na Câmara, e o encontro foi mais uma oportunidade para informar a comunidade como vai funcionar essa ferramenta, que pretende auxiliar os serviços de urgência e emergência na nossa cidade”, afirmou o vereador.

O Samu Municipal, em Ipatinga, vai se tornar Samu Regional, com a administração do Consurge, conforme aprovado pela Câmara Municipal de Ipatinga, no dia 27 de novembro de 2022, quando o Legislativo oficializou o protocolo de intenções para que o município fizesse parte do convênio de saúde, firmado com a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG).

Um ponto importante que foi dito no encontro foi que, com o aumento da área de abrangência do serviço, estima-se que a região possa contar com 12 ambulâncias, que se revezarão para atender as ocorrências.

O secretário executivo do Consurge, Daltton Caetano, disse que o Samu Regional vai trazer muitos benefícios para a microrregião de Ipatinga. “Em breve estaremos à frente do Samu Regional e isso vai somar muito para toda a microrregião, pois teremos um suporte em outras cidades da região, que faz agilizar os atendimentos para a população”, afirmou.

As ambulâncias que prestam atendimento de urgência e emergência em Ipatinga vão continuar prestando os serviços, segundo o coordenador médico e diretor da Central de Regulação do Consurge, Cleiton Carvalho.

“Temos ainda o apoio do Corpo de Bombeiros para auxiliar no envio de ambulâncias. Trabalhamos com a vida humana, e essa vida precisa de resposta imediata. O atendimento vai continuar o mesmo, apenas sendo regulado de Governador Valadares. As ambulâncias que rodam em Ipatinga atualmente vão continuar atuando”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui