PL institui Semana Municipal de apoio a Adoção

* foto BBC Brasil
PUBLICIDADE

Apenas no município existem cerca de 170 famílias aguardando para ser pais de adoção

 

- PUBLICIDADE -
AAPI
Câmara Ipatinga
Usiminas
PMI VACINAÇÃO
Copasa
Sesi – Senai
Unimed Vale do Aço
Giganet

Ipatinga tem mais de 170 famílias na fila de adoção que, quando decidiam adotar tinham que buscar grupo de apoio em outros municípios, como na capital mineira Belo Horizonte. Foi por isso mesmo que Marciléia Aparecida de Souza, resolveu criar um grupo de apoio em Ipatinga.

De autoria da vereadora Mariene Patrícia, a proposta institui a semana municipal de apoio a crianças e adolescentes no município de Ipatinga, a ser realizada anualmente, em 25 de maio, data em que se comemora o dia nacional da adoção.

“Essa semana terá como objetivo conscientizar a todos que toda criança e adolescente tem o direito de ser criado no seio familiar, e excepcionalmente, em família substituta; estimular a adoção responsável e afetuosa, bem como despertar em todos a adoção interracial, tardia, de grupos de irmãos e com necessidades especiais”, disse a autora do projeto.

Segundo a Agencia Brasil, no Brasil tem mais de 34 mil pessoas ou famílias dispostas a adotar e registradas no Sistema Nacional de Adoção, mais somente 300 destas envolvem grupos de irmãos adotados por uma mesma família. Apenas 73 envolvem adolescentes acima de 16 anos e menos de 15% são de crianças negras.

“O grupo também serve como um espaço para dialogarmos sobre as diferentes adoções que podem ocorrer e que, muitas vezes, por falta de informação, de trocas de experiência ou vivências compartilhadas, não acontecem. Em nosso grupo mesmo tem caso de casais que mudaram o perfil da adoção, passando a incluir crianças maiores de 4 anos, como possíveis filhos, depois de amadurecerem o assunto”, disse Marciléia.

Ela explicou que criou o grupo de Apoio à Adoção de Ipatinga – Aconchego (GAA Ipatinga), em 2022 e tem sido um meio de estimulo ao diálogo e reflexão sobre temas relacionados a adoção e pós-adoção. “Eu mesma quando decidi adotar senti falta de um grupo de apoio e haviam pessoas que iam à Belo Horizonte em busca de apoio, então o grupo veio preencher esta lacuna”, disse a presidente do GAA -Ipatinga.

O Grupo se reúne todo 2º sábado do mês na Escola Nacif Selim de Sales na Avenida Selim José de Sales, 967, Canaã, Ipatinga, das 17h às 19h.

Instagram : _@gaaipatinga

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui