A Secretária Municipal de Saúde – SMS, por meio do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/AIDS e Hepatites Virais, realizou durante a semana uma sequência de palestras sobre prevenção e conscientização contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). As palestras foram uma inciativa do Centro de Controle de Doenças Infecto Parasitárias (CCDIP).
As palestras tiveram o objetivo de promover a conscientização, prevenção e o combate à discriminação de pessoas portadores do vírus HIV. As palestras foram realizadas em diversos locais e contaram com a participação de profissionais da saúde e de diversos segmentos da população. Foram abordados temas como o histórico das ISTs, causas e características das principais infecções, formas de prevenção e de tratamento.
De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Especializada, Nívea Estefânia Bezerra, um dos assuntos abordados durante as palestras é a necessidade do uso de preservativos como método mais eficaz de se prevenir contra a contaminação das DSTs.
“ Estamos trabalhando para conscientizar as pessoas, já que os índices de doenças sexualmente transmissíveis estão aumentando. Precisamos orientar a população quanto ao uso dos preservativos masculinos e femininos, durante as relações sexuais. Este é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C”, salienta Nívea.
São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, HIV/Aids, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas pode surgir também em outras partes do corpo como, palma das mãos, olhos, língua.