Prefeitura de Ipatinga implementa nova campanha de educação no trânsito

PUBLICIDADE

Desta vez, ações são voltadas para sensibilização de motoristas e motociclistas quanto à adoção de comportamentos mais seguros e defensivos

- PUBLICIDADE -
Giganet
Câmara Ipatinga
AAPI
PMI VACINAÇÃO
Copasa
Sesi – Senai
Unimed Vale do Aço
Usiminas

Procurando estar em dia com o cronograma anual das ações educativas orientadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Prefeitura de Ipatinga tem se empenhado, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), em promover campanhas pontuais de conscientização atingindo as mais diversas camadas de usuários do tráfego. Isto, como complemento às melhorias nos equipamentos de sinalização vertical e horizontal, modernização da rede semafórica, implantação de redutores de velocidades, entre outras medidas.

Concluídas as atividades do “Maio Amarelo”, mês em que ocorre um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, em junho o foco central é um trabalho com os filhos dos motoristas e motociclistas. 

A abordagem é no sentido de que eles transmitam aos pais estímulos para o respeito às regras de trânsito. E para que os objetivos sejam alcançados, a prefeitura conta com apoio de vários setores, órgãos e instituições públicas e privadas afins e correlatas com o setor dos transportes.

Para a diretora do Detra, Graziella Pires, é importante começar na base. “As crianças reforçam a educação no trânsito e muitas vezes ensinam seus cuidadores. Vamos ter diversas ações não só neste mês, mas também nos subsequentes, reforçando a segurança de todos”, destaca.

O Executivo reforça a importância do tratamento do tema durante todo o ano. De acordo com o Detra – Departamento de Transporte e Trânsito de Ipatinga, as ações têm como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros e defensivos no trânsito, tendo em vista principalmente o aumento substancial da frota de veículos circulante no município.

Responsabilidade no trânsito

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes e mortes no trânsito ainda são uma realidade alarmante no Brasil. “Diante desta conjuntura, temos a consciência de que é necessário adotar comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atentos às condições das vias”, frisa a diretora.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas. O respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui