Professora de Biologia do Colégio Católica Padre de Man recebe premiação por projeto inovador de Educação Ambiental 

PUBLICIDADE

Alice Arantes Carneiro professora de Biologia do Colégio Católica Padre de Man recebeu na noite desta quinta-feira (14) o Prêmio Professor Ângelo Machado Biólogo Educador do Conselho Regional de Biologia 4ª Região. A honraria reconhece e valoriza os biólogos que desempenham papéis fundamentais na Educação Básica, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, em escolas públicas e privadas.

O projeto premiado, intitulado “Educação e Sustentabilidade: recuperação de nascentes na bacia do Ribeirão Ipanema,” foi desenvolvido pela Professora Alice em colaboração com o Instituto Interagir. A educadora conduziu este projeto inovador com duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Católica Padre de Man, localizado em Coronel Fabriciano.

- PUBLICIDADE -
AAPI
Sesi – Senai
Unimed Vale do Aço
Usiminas
Giganet
PMI VACINAÇÃO
Câmara Ipatinga
Copasa

A premiação teve 13 projetos foram inscritos, abrangendo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio e envolvendo biólogos educadores de Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, o projeto da Professora Alice se destacou. A comissão julgadora selecionou dois vencedores em cada categoria, fundamental e Médio, e o trabalho da Professora Alice ficou em segundo lugar na categoria Fundamental.

A professora Alice Arantes Carneiro com a diretora do Colégio Padre de Man, professora Luciney Barbosa

A iniciativa da professora Alice teve duração de quatro meses e concentrou-se no tema da sustentabilidade. Durante esse período, os alunos tiveram a oportunidade de participar de aulas práticas, aulas de campo e, o ponto culminante, uma visita técnica à Área de Proteção Ambiental (APA) Ipanema. Durante essa visita, os estudantes contribuíram para a recuperação das nascentes do Ribeirão Ipanema por meio do plantio de mudas. Além disso, os aprendizes compilaram um portfólio de aprendizado, registrando suas experiências e aprendizados ao longo do projeto.

Professora Alice enfatiza que o objetivo principal do projeto era incutir mudanças de comportamento nos estudantes, despertando neles o interesse e o entendimento de que podem ser cidadãos ativos e agentes de transformação em sua comunidade. Através da ação socioambiental de plantio de mudas, os aprendizes foram incentivados a perceber que suas ações cotidianas podem impactar positivamente o ambiente local.

Para a diretora geral do Colégio Católica Padre de Man a conquista do prêmio fortalece não somente a importância da educação ambiental, mas, acima de tudo, o compromisso dos educadores em inspirar uma nova geração de cidadãos conscientes e ativos na preservação do meio ambiente. Por isso, parabenizamos nossa professora pela conquista como exemplo inspirador desse compromisso e dedicação à causa da sustentabilidade e educação ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui