Programa “Fila Zero” retoma atividades nesta sexta (18)

PUBLICIDADE

Ação já reduziu em 70% a demanda reprimida para ultrassonografia na rede pública de saúde, em Ipatinga

- PUBLICIDADE -
Câmara Ipatinga
Usiminas
FSFX
Copasa
SVA
Giganet
PMI VACINAÇÃO
Sesi – Senai
Unimed Vale do Aço
AAPI

O programa “Fila Zero”, iniciado pela Prefeitura de Ipatinga em outubro de 2021, retoma as atividades nesta sexta-feira (18), na rua Davi, Caçula, em frente à Supranet. A ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde já reduziu em quase 70% a fila de espera por exames de ultrassonografia no município e pretende eliminar completamente a demanda reprimida de exames de ultrassom junto à rede local. A carreta fará atendimento na localidade em dois finais de semana, dias 18, 19, 25 e 26 de fevereiro.  

Para execução do “Fila Zero”, foram contratados pelo governo municipal 30 mil novos exames de ultrassom. Parte dos exames são realizados pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), dentro de suas unidades de atendimento, e outra parte numa carreta com profissionais e equipamentos que percorre as regionais do município.  

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, reforça que o principal objetivo do Programa é reduzir a espera por exames. Além de iniciativas como o “Fila Zero”, a Secretaria de Saúde vem trabalhando em muitas outras ações para ampliar e melhorar a oferta de atendimentos diversos para a população.

“Investimos no fortalecimento da Atenção Básica, com a contratação de novos médicos para atender nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive no programa Saúde na Hora; suprimos em 90% os estoques de medicamentos (apesar da escassez de muitos produtos no mercado) e, para 2022, prevemos a construção de três novas Unidades de Saúde”, ressaltou o prefeito. 

AGENDAMENTOS

As marcações continuam sendo realizadas pelas Unidades Básicas de Saúde. A ordem de prioridade leva em conta os casos de pacientes mais urgentes e o tempo de espera na fila. O atendimento na Unidade Móvel de Saúde, que segue todas as medidas de proteção contra a Covid-19, está tendo impacto decisivo na diminuição da demanda reprimida de exames no município.

A secretaria de Saúde orienta às pessoas que estão com pedido de exames de ultrassonografia, aguardando atendimento que procure sua unidade de referência para orientações e possível agendamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui