Programação diversificada no Dia D de Combate à Asma em Ipatinga

Evento que tem como tema “Um fôlego Novo Pra Respirar” será realizado neste sábado (25), de 9h às 12h, no galpão do Parque Ipanema, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Asma, 21 de junho

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, convida a população para participar neste sábado (25) do Dia D de Combate à Asma. O evento, realizado pela equipe do Programa Respirar, acontece de 9h às 12h, no galpão do Parque Ipanema, e terá uma programação infantojuvenil diversificada, com muitas brincadeiras, apresentações do grupo Expresso Graça, da banda de música da escola TOM (Tenente Oswaldo Machado) e teatro infantil “Asma levada a sério”. Como parte da programação, o público também poderá ver a exposição do artista Vinícius Artes. 

Prevenção de crises

O Projeto Respirar é destinado a pacientes menores de 18 anos acometidos de asma, a doença crônica mais comum na infância. O objetivo é prevenir as crises e reduzir o risco de internações, com o controle adequado da doença, orientações sobre cuidados com o ambiente da criança e o uso correto de medicamentos. “O controle adequado da doença permite à criança ter uma boa qualidade de vida, brincar, correr… enfim, ter um fôlego novo para respirar”, diz a médica pediatra Marina Ricardo Soares Lopes. 

 

Em Ipatinga, o Programa é desenvolvido em todas as Unidades Básicas e conta com profissionais capacitados das Equipes de Saúde da Família (ESF), que realizam o acompanhamento dos pacientes com consultas programadas. Já os atendimentos a pessoas adultas são realizados na Policlínica Municipal, mas somente após avaliação e encaminhamento das UBS’s.

A asma afeta milhões de pessoas no mundo todo. Estima-se que o Brasil tenha aproximadamente 20 milhões de asmáticos. Desse total, 22% são crianças e adolescentes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui