Projeto O Quinto Elemento mobiliza coletivos ligados à oralidade das ruas do Vale do Aço 

PUBLICIDADE

Os integrantes do Projeto O Quinto Elemento – A oralidade na cultura de rua do Vale do Aço já estão a todo vapor nas pesquisas que irão dar origem a um livro contando a história dos movimentos que movimentam a cultura de rua na região. A proposta é que a publicação destaque três manifestações populares, os Saraus, as Batalhas de Poesias Faladas e as Batalhas de MCs e os coletivos urbanos que realizam essas ações, dentro do contexto local do Vale do Aço. 

- PUBLICIDADE -
Giganet
Câmara Ipatinga
PMI VACINAÇÃO
Usiminas
Copasa
AAPI
Unimed Vale do Aço
Sesi – Senai

Proposto e gerido pela Produtora Cultural Babylon by Black, a iniciativa tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 221665), apoio do Instituto Usiminas e do Casa Laboratório. 

Até o momento, foram realizados dois encontros com os participantes de sete coletivos de Saraus, Batalhas de Slam e de MC’s. O encontro de abertura “Abre alas para a rua”, que aconteceu no dia 5 de agosto, reuniu os representantes dos coletivos: Batalha 3M, Básico Coletivo, A Rua Declama, Sarau Autoral, Slam Akewí, Coletivo Mente Aberta e Batalha da V.I. No dia 26 de agosto, o projeto mobilizou o primeiro Encontro Técnico Formativo, que teve como foco a discussão sobre os Saraus e estiveram presentes para a conversa Joi Gonçalves, do Coletivoz de BH, e Jefferson Santana, dos Poetas.

 

Ambulantes de SP. 

Os processos de produção se iniciaram em junho de 2023 e finalizam em fevereiro de 2024. Até o começo dos encontros com os coletivos, a equipe do projeto vem conduzindo um processo de pesquisa com base em depoimentos orais e visitas técnicas aos eventos. Ainda serão realizados outros dois encontros formativos sobre as batalhas de Slam e de MC’s. 

Esse mapeamento será realizado utilizando a pesquisa-ação como metodologia, para envolver e fortalecer a produção desses eventos a partir da participação e autorreflexão coletiva dos participantes da investigação. Para acompanhar as atividades do projeto e maiores informações acesse @o.quintoelemento.babylon, no Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui