Projeto Parque de Histórias resgata a magia da contação de histórias com espetáculos para alunos da rede pública de ensino de Ipatinga

PUBLICIDADE

Numa era em que crianças, cada vez mais cedo, são apresentadas às telas digitais, Raquel Vieira, a Flora Manga, por meio do Projeto Parque de Histórias, se propõe a resgatar um hábito antigo e mágico: a contação de histórias presencial. “A contação de histórias ajuda a transmitir a cultura local e a socializar os ouvintes. Para as crianças, ainda melhora as habilidades de escuta, inspira curiosidade, favorece a imaginação, melhora a concentração, enriquece o vocabulário, entre tantos outros benefícios”, destaca a atriz.

Com a ajuda de cenário, sonoplastia, objetos cênicos, técnicas circenses, contorcionismo e standup, Flora Manga vai levar os espetáculos para alunos da rede pública municipal de ensino de Ipatinga a partir de 4 de julho. As histórias escolhidas são todas consagradas, seja da literatura clássica, do folclore ou da literatura popular brasileira e universal. 

- PUBLICIDADE -
Giganet
Sesi – Senai
AAPI
Usiminas
Câmara Ipatinga
Unimed Vale do Aço
PMI VACINAÇÃO
Copasa

Onde ocorrerão os espetáculos

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, os espetáculos de narração de histórias serão realizados nas seguintes datas e escolas do município:

– 04/07 – 9h30 – Escola M. Maria Rodrigues Barnabé – bairro Iguaçu
– 04/07 – 14h – Escola M. João Amparo Damasceno – bairro Vila Celeste
– 05-07 – 9h30 – Escola M. Everson Magalhães de Souza – bairro Jardim Panorama
– 05-07 – 14h – Escola M. Henrique de Freitas Badaró – bairro Esperança
– 06/07 – 9h30 – Escola M. Lucinda Fernandes Madeira – bairro Cidade Nobre
– 06/07 – 14h – Escola M. Padre Cícero de Castro – bairro Bom Retiro

A expectativa é que os espetáculos contemplem 1.500 alunos da rede pública municipal. Após a apresentação, os alunos ainda serão premiados no concurso LEITORES NA ESCOLA. Cada escola vai eleger 20 alunos e o prêmio para cada um deles é o livro “João mata sete”. 

Ilustrado por Renato Alarcão, o livro trata da história de um modesto e pequeno alfaiate que vivia numa vila do interior. Ele é atormentado por algumas moscas enquanto deliciava-se com uma geleia e consegue matar todas com único golpe. Vendo nisso um ato heroico, ele costura uma faixa com o escrito “Mato sete de uma vez” e sai pelo mundo para mostrar sua façanha. O que ele não esperava é que iria se envolver numa série de enrascadas das quais teria de ser matreiro e usar a inteligência de um típico caipira para contornar as situações. 

Quem é Flora Manga

Flora Manga é storyteller, arte-educadora e produtora cultural. Ministra cursos de formação e oficinas para educadores com foco no poder das histórias. Idealizou e coordenou diversos projetos de educação patrimonial tendo como elemento central as histórias populares, folclore e clássicos da literatura universal. É apresentadora do programa de TV e canal no Youtube “A Fantástica Loja de Histórias da Flora Manga”, uma referência para pais e professores.

O Projeto Parque de Histórias Contos Populares e Universais é patrocinado pela Usiminas por meio da Lei de Incentivo Federal Pronac 193047. Ele foi concebido e é realizado por Raquel de Souza Vieira, a Flora Manga, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui