Projeto TEAtivo é lançado no 7 de Outubro

PUBLICIDADE

Com atendimentos diferenciados e especiais destinados a mais de 100 crianças com o TEA, iniciativa do governo de Ipatinga visa à reabilitação da psicomotricidade de alunos

- PUBLICIDADE -
Sesi – Senai
PMI VACINAÇÃO
Câmara Ipatinga
Usiminas
AAPI
Copasa
Giganet
Unimed Vale do Aço

 A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou nesta quinta-feira (19), no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza, o Projeto TEAtivo, destinado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa, que foi possível após emenda parlamentar destinada pelo vereador Daniel do Bem, visa à reabilitação da psicomotricidade dos alunos portadores de TEA. O atendimento será prestado a cerca de 100 alunos e acontecerá graças a parceria entre a PMI e o Centro de Integração Autista (CIA).

Após o lançamento, o prefeito Gustavo Nunes, acompanhado de lideranças políticas e comunitárias, familiares e outros convidados, assistiu uma aula inaugural com alunos e professores que participarão do projeto.

“Nós, da administração municipal, sempre estivemos ao lado deste público, atentos a esta demanda e trabalhamos para possibilitar um atendimento responsável e acolhedor paras as crianças com TEA, dando todo o suporte necessário para elas e suas famílias. A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Ipatinga, o vereador Daniel do Bem e o Centro de Integração Autista (CIA), fazendo parte de um abrangente e efetivo conjunto de ações que estamos implementando em prol da família autista”, reforçou, para acrescentar em seguida: “Além desse projeto que inauguramos hoje, estaremos em breve oferecendo à população autista, gratuitamente, os serviços de diagnóstico e terapias que garantirão melhor interação e o desenvolvimento aos assistidos”.

O TEAtivo é coordenado pela especialista em psicomotricidade Simone Martinho, e tem por objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais e comportamentais das crianças com TEA. 

“Usamos uma metodologia baseada na análise aplicada ao comportamento ABA, que  é padrão Ouro em intervenção para pessoas com autismo. As intervenções da psicomotricidade têm um papel primordial em todo o processo de ensino/aprendizagem, pois sabemos hoje que existe uma relação direta entre o movimento, atenção e concentração. Com a realização do projeto,  através das atividades lúdicas, contribuímos para o desenvolvimento das crianças”, explana a técnica no assunto.

PARCERIA

Este é o primeiro projeto em que o município atua em parceria com o CIA. A presidente da entidade, Ivanete Freitas, vê o projeto como uma maneira de ampliar ainda mais a atuação da associação. “O CIA existe há mais de oito anos e, agora, vem crescendo sua área de atuação no acolhimento, atenção e orientação das famílias autistas de Ipatinga. Porém, foi nos últimos dois anos que a nossa entidade ganhou força e maior representatividade”, acentuou.

O vereador Daniel do Bem frisa que esse projeto pode ser, para muitas famílias, a única intervenção terapêutica para contribuir no desenvolvimento das pessoas com TEA. “Muitas famílias não têm condições de arcar com as terapias que seus filhos precisam para desenvolver as suas habilidades, que hoje só são realizadas na rede particular. Por isso, fico muito feliz de poder, via emendas impositivas, ajudar a realizar o sonho de ter esse projeto em funcionamento, atendendo dezenas de crianças e adolescentes autistas. O TEAtivo é o primeiro passo para que a nossa cidade tenha um projeto de acolhimento para autistas e seja uma referência no tratamento dessas crianças e adolescentes”, salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui