Projeto vencedor concorreu na categoria Ensino Fundamental

PUBLICIDADE

A bióloga e professora de Ciências Alice Arantes Carneiro, do Colégio Católica Padre De Man, de Coronel Fabriciano (MG), é uma das quatro vencedoras da 1ª edição do Prêmio Prof. Ângelo Machado Biólogo Educador promovido pelo Conselho Regional de Biologia 4ª Região. Ela concorreu, na categoria Ensino Fundamental, com o projeto Educação e Sustentabilidade: recuperação de nascentes na bacia do Ribeirão Ipanema.

- PUBLICIDADE -
Câmara Ipatinga
Giganet
Sesi – Senai
Usiminas
Copasa
AAPI

A Comissão Julgadora da 1ª edição do Prêmio Prof. Ângelo Machado Biólogo Educador selecionou dois vencedores por categoria (Fundamental e Médio) e ordenou os quatro em um ranking único, de 1º a 4º lugares. Essa ordem só será anunciada na cerimônia de entrega do prêmio, que será realizada no dia 14 de setembro de 2023, com a presença dos vencedores. Ao todo foram 13 projetos inscritos sendo 5 do Ens. Fundamental, de biólogos educadores atuando em Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.

Alice é mineira e leciona Ciências desde 2012 no Colégio Católica e integra o Grupo UBEC, mantenedor da instituição de ensino, desde 2005. Ela explica que o projeto vencedor contou com uma ação concreta de plantio de mudas de espécies nativas com o objetivo de recuperar áreas de nascentes, impactadas principalmente pelo aumento de áreas de pastagem e exploração imobiliária no município de Ipatinga (MG).

 

O Projeto vencedor: teve fundamentação teórica sobre Ecologia e Sustentabilidade, tema proposto na BNCC para o 9º ano. Ao longo dos quatro meses, as sete etapas do projeto, foram desenvolvidas por meio de atividades e instrumentos avaliativos variados com aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, como: construção de mapa mental, relatório de aula prática, elaboração da questão norteadora do projeto, pesquisa sobre os impactos ambientais existentes no Vale do Aço,  Caça aos QRcodes, rotação por estações, construção da “Pegada Ecológica”, visita técnica à unidade de conservação e  ação concreta de plantio de mudas para recuperação das nascentes do ribeirão Ipanema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui