Santana do Paraíso promove mutirão em Dia D contra as arboviroses neste sábado (24)

PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá o Dia D de combate às arboviroses, neste sábado (24), de 8 às 12h, no bairro Industrial. Com o objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti e conter os avanços das arboviroses dengue, zika e chikungunya, serão recolhidos das residências garrafas, vasos, pneus e demais recipientes que acumulem água parada. 

- PUBLICIDADE -
Câmara Ipatinga
AAPI
Copasa
PMI VACINAÇÃO
Unimed Vale do Aço
Usiminas
Sesi – Senai
Giganet

No mês de janeiro, foram notificados nas unidades de saúde de Santana do Paraíso 1108 casos suspeitos de dengue e chikungunya. Os bairros com maior número de notificações registradas foram Cidade Nova e Industrial. “Nós escolhemos o bairro Industrial para realizar o mutirão porque além do alto índice de infestação do mosquito aedes aegypti, também é um local com pontos de acumuladores, o que torna necessária a intervenção”, aponta a referência técnica de vigilância epidemiológica do município, Juscilândia da Silva Costa.

Situação de emergência

Em razão do último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRa) correspondeu a 8,7% – valor considerado superior ao que é preconizado pelo Ministério da Saúde, o município de Santana do Paraíso decretou situação de emergência em saúde pública, por meio do decreto municipal nº1394. O maior índice de criadouro do Aedes aegypti encontrado nos imóveis avaliados em Santana do Paraíso são vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos, etc.), correspondendo a um percentual de 47,5%. O bairro São Francisco é o que apresenta maior número de criadouros. Somando todos os bairros, o levantamento indicou que 80% dos focos de criadouro do mosquito foram encontrados dentro das residências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui