SAÚDE DO TRABALHADOR

PUBLICIDADE

Com abrangência regional, Centro de Referência em Ipatinga tem atuação importante na prevenção de acidentes 

- PUBLICIDADE -
AAPI
Giganet
EXPO USIPA
Sesi – Senai
Usiminas

Neste 27 de julho é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, um marco da luta dos trabalhadores por melhores condições de saúde e segurança no exercício de suas profissões. A data busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro e rotinas saudáveis em todos os setores produtivos. 

O marco no calendário oficial de datas começou a ser respeitado em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. No início da década de 70, a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, resultou na publicação de portarias específicas relacionadas ao tema. Para que se tenha ideia da gravidade da situação, segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente no país e 40% dos profissionais sofriam lesões. Desde então, várias medidas legislativas têm sido elaboradas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores.

Cerest e cuidados profissionais

Com abrangência regional, um importante órgão especializado na defesa dos cuidados profissionais é o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest),  é subordinado ao Ministério da Saúde e, instalado no município, mantido pela Prefeitura de Ipatinga.

A atividade do Cerest consiste na promoção de ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Segundo a fisioterapeuta que atua na repartição, Élida Mariana, algumas situações que põem em risco a integridade do trabalhador poderiam ser evitadas com a observância e cumprimento de alguns conceitos e dicas de segurança para prevenção de acidentes. “A ideia básica para prevenir é contar com algumas dicas úteis na hora de pôr mãos à obra, tais como: apoio dos equipamentos de proteção; evitar realizar funções para as quais não esteja apto; evitar apressar o trabalho e principalmente atentar para o respeito às Normas Regulamentadoras (NR) e regras de segurança contra incêndio”, salienta a profissional da área de saúde.

Onde fica

A Prefeitura de Ipatinga destaca que o Cerest Regional de Ipatinga está à disposição para atender todo e qualquer tipo de trabalhador, independente de vínculo empregatício, ou seja, trabalhadores formais (com carteira assinada) e informais, além de dar suporte às empresas que solicitarem. 

O Centro de Referência fica na rua Joaquim Nabuco, nº 317, bairro Cidade Nobre. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3829-8581.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui