Simulado de incêndio é realizado no HMVA

PUBLICIDADE

Um simulado de incêndio movimentou os corredores do Hospital Metropolitano Vale do Aço na manhã desta sexta-feira (22). A ação foi realizada pelo SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e contou com a parceria do 5° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Coronel Fabriciano (CBMMG). A atividade não interrompeu os atendimentos e a rotina de pacientes do HMVA, que foram previamente informados sobre o simulado.

O evento reuniu o time de brigadistas do hospital, formado por colaboradores do HMVA, Unimed Vale do Aço e Unimag, que se submeteram a instruções sobre retirada de pacientes, atendimento pré-hospitalar e evacuação em caso de incêndio e explosão.

- PUBLICIDADE -
Sesi – Senai
Copasa
PMI VACINAÇÃO
AAPI
Giganet
Unimed Vale do Aço
Câmara Ipatinga
Usiminas

Após o toque do alarme de incêndio, o Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado via 193. Já os colaboradores que atuam como brigadistas receberam o alerta e iniciaram o processo de evacuação do prédio de 22.500m de área construída e dividido em oito blocos.

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar, com sede no bairro Caladinho, em Coronel Fabriciano, levou cerca de 8 minutos para chegar ao hospital, localizado no bairro Santa Terezinha. Em seguida, entraram no prédio e deram início aos trabalhos, combatendo o foco de incêndio, socorrendo vítimas que ainda estavam dentro do local e vistoriando a área.

“O treinamento simulado é importante para termos consciência daquilo que devemos fazer e para onde devemos ir em um caso de incêndio real, tanto para os colaboradores e brigadistas envolvidos, quanto para os próprios bombeiros militares, que reforçam os conhecimentos de evacuação de vítimas e combate a incêndio. Fazemos esses treinamentos para que em uma eventualidade o pessoal esteja preparado para agir até a chegada dos bombeiros” esclareceu o sargento Fabiano Gomes, do CBMMG.

Para garantir que todas as circunstâncias fossem simuladas, O SESMT selecionou colaboradores para serem resgatados. “O papel do brigadista é fundamental, porque até a chegada dos bombeiros, ele vai remover as vítimas para um local seguro, orientando os pacientes, os acompanhantes, os colaboradores, que devem se direcionar ao ponto de encontro correto. Os brigadistas são essenciais para que todos fiquem em segurança. Já os bombeiros, ao chegarem, vão continuar o combate se assim for necessário e avaliar todo o cenário, verificando se alguma vítima permanece dentro do hospital”, acrescentou o militar.

Treinamentos

Responsável pela segurança dos colaboradores e o desenvolvimento de ações que auxiliem na prevenção de doenças ocupacionais, o SESMT foi o executor, junto ao Corpo de Bombeiros, pela realização do simulado de incêndio. Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho da Unimed Vale do Aço, Samuel Senna, anualmente os colaboradores participam de treinamentos como brigadistas, para aprenderem técnicas de contenção de incêndio e evacuação do prédio.

“O simulado ocorre para que estejamos minimamente preparados para sinistros, conforme o plano de resposta de emergência da instituição. Treinamos brigadistas de vários setores do HMVA, Unimed e Unimag, para atuarem em diversas áreas e nas mais distintas situações que necessitem de evacuação e socorro. São 22.500m de área construída, ou seja, somos um hospital grande, com uma área extensa para evacuação. Por isso a capacitação dos brigadistas e da equipe como um todo para essas situações de emergência é fundamental, auxiliando que em uma situação real, tenhamos o mínimo de perdas”, afirmou o engenheiro de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui