TAC firmado com a CENIBRA garante móveis e equipamentos para 21 UBS’s de Ipatinga 

PUBLICIDADE

Todas as 21 Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga estão recebendo novo mobiliário e equipamentos, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e CENIBRA, referente à percepção de odor atípica na cidade, identificada no dia 11 de fevereiro de 2020, “devido a um evento operacional isolado e tratado à época”, conforme a fábrica de celulose.

- PUBLICIDADE -
AAPI
SVA
Giganet
Sesi – Senai
Câmara Ipatinga
Usiminas
Unimed Vale do Aço
PMI VACINAÇÃO
FSFX
Copasa

Com a presença do prefeito Gustavo Nunes, representantes do Legislativo e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de funcionário da empresa, a entrega dos materiais foi concluída em cerimônia simbólica realizada na tarde desta quarta-feira (17), na UBS da Vila Celeste.

As UBS’s receberam móveis como armários e cadeiras, balanças, bebedouros, biombos, cadeiras de rodas, centrais de nebulização, kits de nebulização, focos de luz, computadores, detectores ultrassônicos fetais, kits ambu, lanternas clínicas, geladeiras, contêineres para acondicionar sacos de resíduos, laringoscópios, lixeiras, macas, mesas de exame ginecológico, torneiras clínicas, lavatórios de mesa, otoscópios, negatoscópios, réguas antropométricas e suportes para soro. 

O prefeito Gustavo Nunes salientou que os equipamentos vão facilitar e melhorar o atendimento dos usuários das Unidades Básicas de Saúde e fez questão de destacar que não foi gasto nenhum recurso financeiro dos cofres da administração municipal. “Conseguimos esses equipamentos por meio de um acordo entre a Prefeitura, Ministério Público e a CENIBRA. Não tivemos nenhum custo e, sem sombra de dúvida, vai melhorar sensivelmente o atendimento aos usuários”, sintetizou. 

UBSs contempladas 

 

Todas as 21 unidades do município foram contempladas. Os móveis e equipamentos foram distribuídos conforme a necessidade e demanda de cada UBS. 

“Qualquer investimento em infraestrutura de saúde reflete diretamente tanto no paciente quanto no funcionário que está atendendo esse paciente. A gente, enquanto gestor de saúde, fica extremamente satisfeito com cada equipamento novo desse que chega”, afirmou o secretário de Saúde, Walisson Medeiros. 

Felicidade

Além das autoridades e do representante da CENIBRA, acompanharam a entrega dos materiais na UBS da Vila Celeste conselheiros de saúde, lideranças comunitárias e agentes de entidades de saúde. Jeremias Gusmão, presidente do Conselho Municipal de Saúde, expressou sua satisfação com os ganhos para o cidadão. “A gente fica muito feliz”, resumiu. 

CENIBRA 

Representado a CENIBRA, o advogado ambiental Leonardo Martins reconheceu a importância das compensações acordadas legalmente para melhoria da qualidade de vida dos moradores da região e informou que, somente no ano de 2022, a empresa realizou investimentos sociais no valor de R$ 12,9 milhões. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui