Termo de Cooperação para construção de nova unidade de medicina legal em Ipatinga

O prefeito Gustavo Nunes assinou na tarde de sexta-feira (18) um Termo de Cooperação Técnica com o Estado para a construção de um novo Posto Médico Legal (PML) em Ipatinga. A área foi doada pela Prefeitura e as obras serão iniciadas nos próximos dias. A expectativa da Polícia Civil é de que sejam finalizadas ainda este ano. 

A nova edificação ficará situada na avenida Londrina, região do Distrito Industrial. O PML substituirá as instalações que funcionam atualmente no interior do Cemitério Parque Senhora da Paz. 

Assinaram o Termo de Cooperação, além do prefeito Gustavo Nunes, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Joaquim Francisco Neto e Silva; a deputada estadual Rosângela Reis, responsável pela destinação de verba para construção do prédio por meio de emenda parlamentar, e o chefe do Posto Médico Legal de Ipatinga, o legista Américo Sebastian. 

O prefeito Gustavo Nunes ressaltou que a unidade que atualmente funciona no interior do cemitério situado no bairro Veneza II apresenta problemas estruturais e sanitários já questionados pelo Ministério Público do Trabalho e Ministério Público de Minas Gerais, além da própria Vigilância Sanitária. “Este é o prenúncio de mais um serviço público de excelência que vai beneficiar a população regional, além dos profissionais que atuam na área. O local onde funciona o PML atualmente apresenta trincas, infiltrações, entre outros problemas estruturais graves que causam uma série de limitações técnicas”, observou o prefeito.

O chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto, também ressaltou o ganho para a região, já que o PML atende à demanda de cerca de 600 mil habitantes distribuídos entre 16 municípios. “O novo PML representa um passo importante para o funcionamento do setor de uma forma mais digna, com instalações físicas mais adequadas, permitindo melhor atendimento às famílias e às pessoas que necessitam dos serviços prestados”, avalia. 

Também estiveram presentes na solenidade o senador Alexandre Silveira; o Procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; o chefe do 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga, delegado-geral Gilmaro Alves, e o titular da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Ipatinga, delegado Thiago Alves Henriques. 

Após a solenidade, as autoridades foram ao local onde será construído o PML para um ato simbólico de início das obras. 

Novo prédio da 1ª DRPC 

Também foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (18) a ampliação das instalações 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) em Ipatinga, na rua Santa Bárbara, 4, Centro. O novo prédio, de propriedade da Polícia Civil de Minas Gerais, fica ao lado da sede original da 1ª DRPC. 

De acordo com o delegado titular da 1ª DRPC, Thiago Henriques, a obra durou cerca de um ano, com investimento no valor de R$ 282.571,00. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da deputada Estadual Rosângela Reis. “A ampliação da estrutura da DRPC de Ipatinga garantirá melhores condições de trabalho aos servidores policiais e maior conforto aos usuários dos serviços prestados pela instituição”, disse o delegado. 

Instalações

A nova estrutura, de dois pavimentos, conta com recepção, gabinete do delegado, dois cartórios, cozinha e dois banheiros com acessibilidade no primeiro andar. O segundo andar abriga um gabinete para a Inspetoria, uma sala-cofre, um salão onde podem trabalhar, simultaneamente, 14 Investigadores de Polícia, mais sala de reconhecimento de pessoas, dois banheiros e cozinha. Todos os setores possuem equipamentos e mobiliários instalados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui