Vacina anti-Covid-19: Ipatinga intensifica aplicação da segunda dose em idosos

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, informa que continua mantendo o compromisso de vacinar a população contra a Covid-19 com o máximo de agilidade, à medida que são disponibilizadas novas doses de imunizantes ao município. A partir da próxima segunda-feira (19), deve ser intensificada a aplicação da segunda dose para os idosos na faixa etária de 76 a 79 anos, nas Unidades de Saúde de referência. Por sua vez, os idosos com idades acima de 80 anos continuam a receber a segunda dose dos imunizantes nas residências. 

A Secretaria de Saúde esclarece que as doses referentes à segunda aplicação já estão sendo administradas à população, respeitando-se o intervalo estipulado pelos fabricantes para maior eficácia dos imunizantes e em conformidade com cronograma da Secretaria de Saúde.

A médica infectologista Carmelinda Lobato esclarece à população e em especial ao público idoso que está passando por momento de dúvidas em relação ao intervalo de aplicação da segunda dose dos imunizantes, que “podem ficar tranquilos que o município está seguindo as recomendações do Ministério da Saúde”. A aplicação após 28 dias de ministração da primeira dose não compromete a eficácia da medicação, ela assegura. 

“A Secretaria de Saúde está cumprindo intervalos de 21 a 28 dias após a data da primeira vacinação. A data agendada no cartão é uma previsão. No entanto, quem for convocado após esse período pode ficar tranquilo, já que a medicação não perde a eficácia. Os agentes de saúde estão entrando em contato para agendar a data e horário de vacinação”, explica a médica. 

Riscos de contaminação

A infectologista destaca ainda a importância de as pessoas manterem os protocolos de segurança mesmo depois de receberem as duas doses do imunizante. “As vacinas disponibilizadas até o momento não protegem contra a contaminação. Elas evitam a evolução da doença para suas formas mais graves. Por isso recomendamos que as pessoas continuem muito atentas, com todos os cuidados preventivos”, explica Carmelinda.  

Agendamento

Para melhor compreensão de todos, a Prefeitura de Ipatinga reforça procedimentos que são adotados no momento: os agentes de saúde das unidades de referência entram em contato com os idosos cadastrados, agendando data e horário de vacinação. Portanto, não há necessidade e é desaconselhável o deslocamento às Unidades sem o agendamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui