Câmara de Ipatinga dá posse aos novos vereadores mirins

Esse é o primeiro mandato da 8ª legislatura; 33 alunos de escolas públicas e privadas assinaram o termo de posse

A Câmara Municipal de Ipatinga deu posse aos vereadores mirins que irão exercer o primeiro mandato da 8ª legislatura.

A solenidade foi no plenário da Câmara na tarde da última terça-feira (14) e contou com a presença de educadores e familiares. Vereadores e o prefeito Gustavo Nunes também marcaram presença.   Após prestarem juramento, 33 alunos de escolas públicas e privadas assinaram o termo de posse.

O presidente da Câmara de Ipatinga fez um discurso de abertura. Para Toninho Felipe (Cidadania), é uma honra poder empossar todos os alunos que conquistaram uma cadeira no plenário.

“Aqui, vocês entenderão a fundo o significado da cidadania e estarão trabalhando para melhorar a vida de outras pessoas. Vocês deixam de ser um e passam a ser a voz de vários colegas que acreditam estar bem representados”, disse Toninho.

A vereadora Cecília Ferramenta (PT), presidente da Escola do Legislativo, órgão da Câmara responsável pelo projeto educacional, também discursou. A parlamentar destacou a eleição como uma oportunidade para que os jovens aprendam um pouco sobre o funcionamento do Poder Legislativo e a formação da cidadania. Cecília aproveitou a oportunidade para agradecer às pessoas que se envolveram em todo o processo eleitoral.

“Meu reconhecimento a cada servidor desta Casa legislativa, que trabalhou com muito amor e afinco, à secretária Patrícia [Educação] e ao Cairo, representante aqui da superintendência das escolas estaduais. Agradecer também a todos educadores das escolas envolvidas, que nos ajudaram nessa eleição imensamente. Meu muito obrigada.”

Em seu pronunciamento, o prefeito Gustavo Nunes reforçou a importância educacional do projeto. Para ele, que iniciou sua trajetória política como vereador, fazer parte da Câmara Mirim é uma oportunidade de conhecer a importância de ser um parlamentar. O prefeito destacou o empenho dos jovens estudantes durante todo processo eleitoral, “que não mediram esforços para conquistar uma vaga no legislativo municipal”.

“Parabenizo aos vereadores mirins pela coragem e pela vontade que eles têm de estar aprendendo mais sobre o funcionamento de todo o processo legislativo no município de Ipatinga. E isso é um aprendizado que vão levar para o resto da vida.”

Três vereadores mirins eleitos ganharam destaque na cerimônia de posse. Os alunos Samuel Lima Silva, Elen Meira da Silva e Yulla Domingues Vieira compuseram a Mesa de Honra juntamente com as autoridades presentes. Eles foram os mais votados entre os candidatos.

O estudante Samuel Lima Silva, do 9º ano do Colégio São Francisco Xavier, foi quem obteve a maior quantidade. Por ter obtido 238 votos, Samuel presidiu a primeira reunião mirim. Em seu discurso, ele agradeceu o apoio recebido e disse querer aproveitar ao máximo essa oportunidade.

“Muitas vezes nós temos oportunidades na vida e não aproveitamos, mas dessa vez quero fazer diferente. Irei dar meu melhor para que essa oportunidade concedida não seja desperdiçada, muito pelo contrário, seja muito bem efetiva.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui