Defesa Civil divulga balanço das ocorrências de chuva em Ipatinga

PUBLICIDADE

A previsão de grande volume de chuvas para o último final de semana, estendendo-se até esta segunda-feira (8), colocou várias secretarias da Prefeitura de Ipatinga em estado de alerta e preparadas para atender à população em casos de ocorrências emergenciais. Segundo relatório da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), o enchimento da calha do ribeirão Ipanema chegou ao seu limite, porém não houve transbordamento, registro de enchentes, desabrigados ou desalojados.

- PUBLICIDADE -
Giganet
Usiminas
Sesi – Senai
AAPI

A Defesa Civil reafirmou que o volume de chuva mais intenso ocorreu na madrugada de sábado (6): nada menos que 105mm entre os 160mm previstos para acumulação até esta segunda-feira (8). Não houve registro de ocorrências graves, mas ainda assim equipes continuam de plantão e atentas a eventuais chamados.

Nos últimos dias, foram registrados dez chamados com relatos de queda de árvores e cinco relativos a deslizamentos de terra, mas nada que colocasse pessoas em risco, nem mesmo nos pontos críticos da cidade. 

A previsão é de que o tempo se firme até o fim da semana, mas nos próximos dias ainda há instabilidade, segundo a meteorologia, com probabilidades de pancadas de chuvas, diante de novas elevações de temperatura.

Os fortes ventos durante a chuva do fim de semana causaram quedas de árvores nos bairros Bethânia, Canaã, Canaãzinho, Pedra Branca e trecho urbano da BR-458.

Equipes das Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), estão nas ruas desde a madrugada de sábado atendendo às demandas que estão sendo mapeadas. Depois de atuarem em ruas e avenidas principais, com o apoio da empresa Infrater, prestadora de serviços no município, as equipes seguem trabalhando na limpeza de ruas e retirada de árvores e galhos, que tombaram em vias secundárias.

As chuvas também abriram muitas pequenas crateras em pistas asfálticas, o que deverá desencadear a intensificação da operação tapa-buracos nos próximos dias.

 

Ocorrência mais séria

No sábado (6), uma coluna cedeu dentro de um imóvel residencial, na rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Córrego Novo, atingindo uma criança e dois adultos. Unidades do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estiveram no local, onde prestaram os primeiros socorros. Felizmente, as vítimas tiveram escoriações leves. O evento não teve qualquer relação com as chuvas.

DICAS DE PREVENÇÃO

A Prefeitura de Ipatinga, além de manter de prontidão as equipes de Defesa Civil, para atuar assim que acionadas, faz um alerta à população em relação aos riscos do acúmulo de lixos. Potencial criadouro do mosquito transmissor da dengue e outros vetores, o lixo colocado ou descartado em lugares impróprios e sujeito a ser deslocado pela enxurrada pode comprometer o escoamento da água da chuva, entupindo bueiros e causando alagamentos. A remoção e limpeza dos entulhos dos quintais evita acúmulo de água e também melhora o escoamento durante a chuva, minimizando as possibilidades de produção de larvas de Aedes aegypti. Outra recomendação é que os lixos só sejam colocados nas vias públicas em dias que os caminhões de recolhimento estão programados para cada localidade. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui