Fabriciano realiza conferência e projeta novos avanços do SUS neste final de semana

Outra demanda já planejada pelo município e em fase de implantação é a expansão do programa Mexa se como forma de prevenção à saúde
PUBLICIDADE

Evento reunirá delegados eleitos nas pré-conferências e vai discutir “a consolidação do SUS para manutenção do direito à saúde”

- PUBLICIDADE -
Giganet
Copasa
Unimed Vale do Aço
PMI VACINAÇÃO
AAPI
Câmara Ipatinga
Usiminas

Coronel Fabriciano promove nesta sexta e sábado, dias 29 e 30 de abril, a 15ª Conferência Municipal de Saúde. O evento organizado pela Secretaria de Governança da Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, reunirá no auditório do Centro Administrativo Mariano Pires Pontes, mais de 100 delegados eleitos nas pré-conferências que aconteceram nos 6 territórios e da zona rural do Cocais.

Durante dois anos, o município ficou impossibilitado de realizar a conferência devido à pandemia do Coronavírus.

O tema central da 15ª conferência é “A consolidação do SUS para manutenção do direito à saúde”.  Nas pré-conferências, a população indicou diretrizes para os avanços necessários com base em 3 eixos:

·         O SUS que temos e o SUS que queremos.

·         Prevenção como a melhor solução para o SUS.

·         Saúde em rede: Garantia de acesso e melhoria da qualidade.

A partir dos debates, os moradores escolheram os investimentos prioritários que o município deverá fazer nos próximos anos. Também foram eleitos os delegados de cada setor que representarão a comunidade na 15ª Conferência.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, exaltou a participação dos moradores, em uma grande demonstração de interesse pela solução dos problemas relacionados à saúde. “Tivemos muitas sugestões e a partir delas acreditamos que podemos melhorar ainda mais a saúde na cidade. Em todos os eixos, a população apontou investimentos, que são possíveis de realizar”.

Uma das principais demandas da população é a informatização das unidades de saúde como necessidade da “Saúde em rede”, um dos eixos em discussão. Por meio deste investimento é possível interligar as unidades de saúde, informatizar o atendimento médico e criar o prontuário eletrônico. Todas as unidades receberam o investimento e na prática, o serviço já foi implantado.

Uma das principais demandas da população é a informatização das unidades de saúde

Outra demanda planejada pelo município e já em fase de implantação é a expansão do programa Mexa-se como investimento do eixo “Prevenção como a melhor solução para o SUS”. Neste eixo, o município também planeja qualificar toda a equipe das unidades de saúde e ofertar novos programas ligados à prevenção.

O secretário ressalta que a conferência será a oportunidade de consolidar o que o município já vem fazendo e lançar novos olhares sobre as políticas do SUS, utilizando melhor os recursos disponíveis por meio de ações inovadoras. “Aqui nós focamos na gestão eficiente e equânime, com saúde e justiça social”, disse Cacau.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Presente nas pré-conferências e fiscalizando a lisura de todas as ações da saúde, o conselho presidido por Kátia Aparecida Gomes, aposta na força da participação popular. Segundo Kátia, a população deu demonstrações de que está acompanhando os investimentos para melhorar ainda mais a área da saúde. “É importante acompanhar e a população hoje tem ciência do que é e o que representa o conselho. Na conferência o cidadão terá direito a voz e voto e assim nós vamos construir um SUS bem melhor para todos”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui