Servidores municipais recebem treinamento da ARMVA

O conhecimento compartilhado poderá ser aplicado pelos servidores em diversas áreas desde ambiental, urbanística, saúde, entre outros
PUBLICIDADE

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA capacitou a primeira turma do “Treinamento em Sistemas de Informação Geográfica com o uso do QGIS”. Nesta primeira edição, foram treinados os servidores Secretaria Municipal de Governo, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura e Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, do município de Santana do Paraíso.

- PUBLICIDADE -
Sesi – Senai
Câmara Ipatinga
Usiminas
PMI VACINAÇÃO
AAPI
Giganet
FSFX
SVA
Unimed Vale do Aço
Copasa

O curso, de nível introdutório, tem como objetivo preparar os servidores dos municípios da RMVA e do Colar Metropolitano afim de que, por meio do software QGIS, possam criar, analisar e editar dados geoespaciais, além de elaborar mapas temáticos. 

Após a capacitação, os servidores estão aptos para o desenvolvimento de análises cartográficas de caráter ambiental, demográfico, urbanístico, de transportes, de saúde, entre outros, a exemplo: elaboração de zoneamentos municipais, cadastros imobiliários, levantamentos planialtimétricos, delimitação de áreas de preservação permanente, rotas de transporte público, delimitação de estradas, identificação de áreas de risco, cálculo de declividade, entre outros usos.

“É uma importante ferramenta nas etapas de levantamento de dados, diagnóstico de problemas, tomada de decisão, planejamento, projeto, execução de ações e medição dos resultados. Conhecer onde o problema ocorre e visualizá-lo em seu local promove o melhor entendimento e evidencia as soluções cabíveis de serem executadas. Sem dúvidas, o conhecimento adquirido no curso trará ao servidor maior segurança durante as análises, além de reduzir o tempo para a identificação das soluções mais assertivas” explica uma das facilitadoras do curso e assessora técnica especializada em Meio Ambiente da ARMVA, Ariane Silva.

Assistência Técnica

O Governo de Minas Gerais tem atuado em parceria com os municípios mineiros no compartilhamento de conhecimento e expertise por meio de seus técnicos, com o objetivo de aumentar a eficiência e melhorar a qualidade do serviço público prestado pelas prefeituras. Neste sentido, a ARMVA tem como uma de suas atribuições legais assistir os municípios da RMVA e Colar Metropolitano. Assim, a autarquia presta a assistência junto às administrações municipais de forma gratuita e sem ônus para o Estado. 

O “Treinamento em Sistemas de Informação Geográfica com o uso do QGIS” continua em oferta para as prefeituras da região e será realizado novamente de acordo com a demanda e disponibilidade de agenda. A Gerência de Planejamento Metropolitano informa que o curso poderá ser realizado na sede da ARMVA ou nas dependências da prefeitura interessada (ficando essa responsável por toda infraestrutura necessária), para ambos os casos se faz necessário que os servidores disponham de computador para realizar o curso. 

A prefeitura que se interessar em participar poderá solicitar inscrição pelo link https://www.agenciarmva.mg.gov.br/fale-conosco-2/ ou entrar em contato pelo telefone (31) 2109-9350.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui